quinta-feira, 20 de maio de 2010

7 Razões para participar da Escola Bíblica

Prosseguir em conhecer ao Senhor é um imperativo dirigido a todos os crentes, porém muitos não têm descoberto o maravilhoso motivo desta ordem divina, e não desfrutam das riquezas e tesouros oferecidos por Deus através da sua Palavra. Por quê participar da Escola Bíblica?

1 - Por amarmos a Jesus. Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama." (Jo 14.21)

A Palavra de Deus é tão preciosa que Jesus nos recomendou que a guardássemos, para que não viéssemos a perdê-la, para que não fosse roubada, contaminada ou deteriorada. Nós podemos expressar nosso amor por Jesus de várias maneiras: através dos cânticos, de poemas, de nossa conduta... mas se eu não procurar conhecer, possuir e praticar seus mandamentos, estarei propenso a entrar pelo vergonhoso caminho da hipocrisia.

2 - Para não errarmos. Jesus disse: "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mt 22.29)

Se desprezarmos o exame das Escrituras Sagradas estaremos incorrendo no erro de nos apegarmos a conceitos e doutrinas erradas acerca do Reino de Deus. Além de caminhar para o abismo ao aderir a movimentos, seitas e superstições por causa da falta de conhecimento bíblico.

3 - Para sermos limpos. Jesus disse: "Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado." (Jo 15.3)

É impossível permanecermos na presença de Deus sem nos deixarmos limpar diariamente pela Palavra de Deus. O Senhor Jesus nos fala a respeito da videira. Ele é o tronco, e nós os ramos. Os ramos que produzem frutos precisam ser limpos para que dêem mais frutos. Assim o primeiro requisito para sermos usados por Deus é deixarmos nos limpar. E esta limpeza é nos proporcionada pela Palavra de Deus.

4 - Para aprendermos. Jesus disse: "Aprendei de mim." (Mt 11.29)

Aprender de Jesus é uma necessidade de todo o crente que deseja alcançar a Glória Eterna. Jesus nos manda que aprendamos Dele para que o foco de nossa atenção repouse sobre Ele. Jesus também quer nos mostrar que precisamos aprender dia a dia; nos aperfeiçoarmos, até chegarmos à estatura de varão perfeito. Precisamos aprender de Jesus porque as demais fontes se esgotam, mas Jesus é fonte inesgotável de conhecimento. Cada vez que lemos o mesmo versículo na Bíblia, o Espírito Santo tem para nós uma mensagem, uma revelação para nosso crescimento espiritual, para a edificação da igreja, para o conforto dos aflitos, para a salvação dos pecadores.

5 - Para sermos santos. Jesus orou: "Santifica-os na verdade. A tua Palavra é a verdade." (Jo 17.17)

Este processo de santificação tem sua razão e fundamento na Palavra de Deus. O próprio Deus, através do poder da sua Palavra, produz em nós a santidade impossível de produzirmos por nós mesmos. A graça de Deus produz em nós a santidade que agrada a Deus. Jesus virá buscar o que é seu, e tudo o que é de Jesus, é santo, como Ele é. Para sermos santos, precisamos andar na verdade, e a verdade é a Palavra de Deus.

6 - Para sermos amigos de Jesus. Jesus disse: "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14)

Um dos maiores privilégios do Reino dos céus é sermos chamados amigos de Jesus. O amigo é mais do que servo, porque como disse nosso Senhor Jesus, o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas Jesus tem nos revelado os segredos que ele ouviu do Pai. Como poderemos ser chamados amigos de Jesus se não soubermos o que ele nos manda fazer? Para isso, novamente precisamos buscar na Palavra de Deus as vontades de Jesus. Mas não é somente conhecer a vontade de Jesus, é cumprir os seus mandamentos. Muitos ouvem a palavra de Deus até com muita reverência e receptividade, mas não a põe em prática. Muitos guardam e decoram os versículos de promessas da Bíblia, mas desprezam aqueles que requerem renúncia e sacrifício para cumpri-los.

7 - Para sermos bem aventurados. Jesus garantiu: "Bem aventurados os que lêem, ouvem e guardam a sua palavra." (Ap 1.3)

O tempo está próximo, e perto está o dia do Senhor chamar à recompensa àqueles que amaram a sua Palavra, até mesmo mais do que a sua própria vida. Bem aventurados os que lêem, porque muitos são os desviados que deram ouvidos a doutrinas erradas que nunca procuraram confirmar na Bíblia. Bem aventurados os que ouvem, porque muitos são os abatidos no campo de batalha por não aceitarem o conselho dos ministros de Deus, dos anciãos. Bem aventurados os que guardam, porque também muitos já se perderam não valorizando a preciosidade e a riqueza da Palavra de Deus.

Fonte: Igreja Batista
---------------