sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Jovem Rico, que era pobre

Filho de Israelita, provavelmente o primogênito tinha entre 25 e 35 anos, herdou uma grande fortuna ou adquiriu uma riqueza muito rápido.
Possuía empregados, escravos, camelos, casas e outros benefícios.
Observava os mandamentos um a um.

Assim como nós praticamos as leis de Deus, não matarás, não roubarás, não adulterarás, não invocar o nome de Deu em vão etc. Mas o vazio continua.

Somos filhos de Deus, gentios convertidos ao Evangelho de Cristo, temos a certeza que somos filhos de Deus, mas não temos a certeza que somos salvos.

Pensamos nesta frase: A salvação é de graça, mas nem todos serão salvos.

É quando essas frases surgem dentro do coração partimos logo para o desespero: Será que sou salvo.

O Jovem rico fazia essa pergunta muitas vezes a si mesmo Será que o fato de eu ser Israelita isso me garante a salvação.

Propósito

Não é costume dos Judeus se ajoelharem na presença de homens, só na presença de Deus.

Imagine a cena, um judeu rico na presença de seus empregados e estranhos, se ajoelhando na presença de um homem da cidade de Belém a menor das cidades um homem chamado Jesus Cristo. É Ele tem o costume de fazer isso conosco.
Chamar a pessoa de BOM seria como igualar a pessoa a Deus.

O jovem mostrou bondade e conhecimento das Sagradas Escrituras, mas Jesus sabia a intenção do coração dele, e respondeu Bom é Deus.

O Jovem tentou de novo: O que tenho que fazer para herda a vida eterna. Demonstrou Humildade.

Jesus respondeu segue os mandamentos. Ele disse tudo isso tenho feito.

Quantos vezes não agimos assim: Deus sou teu filho, porque esse vazio no meu coração, por que não sou feliz. Porque sou teu filho, mas deixo a desejar no que diz respeito a Salvação.

Conclusão:

Qual é a herança que você recebeu? Qual a riqueza que você adquiriu?
O jovem rico era tão pobre tão pobre que a única coisa que tinha era dinheiro.
Tem cristão que é tão pobre que a única coisa que tem é a incredulidade.
O jovem rico estava simplesmente fazendo média com Deus, barganhando, fazendo média. Eu quero ser salvo desde que isso não me custe um bem precioso.
O que está sufocando a sua salvação, o que te impede de ser salvo.
Jesus mostrou a solução do problema, e a consequência da solução.

A conseqüência é duas promessas:

1º Terá um tesouro no paraíso.
2º Vem e segue-me serás como Pedro, como Tiago, como Paulo, como Lutero, como Billy Gran.

Fonte: Webservos
-----------