sábado, 24 de abril de 2010

Islamismo tem cerca de 1,5 milhões de adeptos no Brasil

O islamismo ou a religião muçulmana é monoteísta e se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé. Os pilares da religião são a simplicidade e a crença em um único Deus Alá. De acordo com os números mais recentes, há cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos em todos os continentes. Há comunidades não só no Oriente Médio, como na África, Ásia, Europa e Américas do Sul e Norte.

Só no Brasil, a estimativa é de que há aproximadamente 1,5 milhão de muçulmanos. A maioria vive no Paraná, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Muitos são descendentes de libaneses, sírios e palestinos. São mais de 100 mesquitas existentes no país, sendo que cinco delas estão em São Paulo, inclusive a mais antiga, construída em 1929.

Os muçulmanos se dividem em várias escolas, que interpretam o Alcorão o livro sagrado de formas diferentes. As principais linhas são as dos xiitas e sunitas que representam a maioria dos muçulmanos e que também têm subdivisões.

A religião, porém, tem alguns pilares considerados essenciais, como a necessidade de fazer cinco orações por dia, com a cabeça voltada para a Meca (a cidade sagrada localizada na Arábia Saudita), e submeter-se a um jejum anual. Também é necessário, pelo menos uma vez na vida, fazer uma peregrinação a Meca. Há ainda a obrigatoriedade de doação de esmolas.

Fonte: Agência Brasil
---------