sexta-feira, 5 de março de 2010

Em busca da primavera perdida


Por Bispo Pedro Flori Ramos

Muitas pessoas já estão em uma idade avançada, outras nem tanto, algumas ainda estão no meio do caminho, mas uma coisa é verdadeira. Independente de tudo, das diferentes idades, épocas, todos buscam a primavera perdida.

De um modo geral, as pessoas têm uma sensação de vazio enorme. Para um adolescente, a primavera perdida pode ser aquela paquera ou paixão que não deu certo, uma primavera que passou. Para um executivo, aquele negócio que não foi fechado. Para uma mãe, aquele filho que, de repente, foi embora...

Em nossas vidas temos referências de tempos bons e ruins. Na verdade, todos nós vivemos primaveras, tempo de flores, de perfumes, sorrisos alegrias, momentos felizes, porém, nos maus momentos, onde da primavera só ficaram os espinhos (e eles machucam), nascem feridas. Mesmo assim nosso coração se volta ao tempo da primavera, ainda que ela faça parte de um passado e aí tentamos ressuscitá-la em nosso coração. A memória de uma estação sempre nos remete a um passado.

Deus em sua palavra nos ensina uma maneira especial para trazer o passado em nossos corações como fórmula de encontrarmos alento e esperança para o nosso futuro. Se um dia você foi feliz, se já houve primavera em sua vida, se houve tempos de flores, perfumes, pássaros, tudo o que lhe trouxe alegria e felicidade é hora de recordar. Pratique o que diz a Palavra de Deus em Lamentações. Jeremias estava vivendo um resquício dos espinhos que havia sobrado de sua primavera, porém soube dar a volta por cima. Leia o texto, capítulo 3, versículos 13 ao 18.

“As flechas atiradas por Deus entraram fundo na minha carne . O dia inteiro as pessoas riem de mim; elas zombam de mim nas suas canções. Deus me encheu de comidas amargas e me fez beber fel até eu não poder mais. Ele esfregou o meu rosto no chão e quebrou os meus dentes nas pedras. Já não sei mais o que é paz e esqueci o que é felicidade. Não tenho muito tempo de vida, e a minha esperança no Senhor acabou”.

Mas, é lá no capítulo 21 que se apresenta uma frase forte e marcante do grande Jeremias que o impulsionou a dar a volta por cima. “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

Faça isso agora... Traga a memória aquilo que lhe dá esperança. Olhe para o seu passado como uma ponte para o seu futuro. Aprenda com os erros. Levante a cabeça e faça hoje o seu dia de primavera, afinal de contas, ela não está perdida!

Fonte: Blog Bispo Flori
-----