quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dj Alpiste fala sobre Música gospel, pirataria e planos para 2010

Nosso entrevistado dessa semana é o Dj Alpiste. Ele foi um dos pioneiros do movimento hip-hop no Brasil, quando começou nos anos 80 na estação São Bento do metro em SP. Conheceu Jr. Blaw e juntos formaram a Stillo Selvagem, conhecido grupo de Rap paulistano que deu origem ao movimento, passou também pelo Sampa Crew e Geração Rap, sempre como DJ.

Sua vida mudou mesmo em 1993 quando um amigo de infância o procurou para falar de Jesus e convidá-lo para uma reunião de música gospel que se realizava na Igreja Renascer em Cristo no bairro do Cambuci. Lá ele foi alcançado através da música e pela palavra pregada pelo Apóstolo Estevam Hernandes. Logo conheceu a Banda Kadoshi que lhe deu a primeira oportunidade de mostrar um rap evangélico (isso em 1993) quando ainda não existia tal estilo nas igrejas.

Foi o início de uma carreira e um ministério de sucesso. Vieram 2 discos e viagens pelo Brasil inteiro cantando e dando o testemunho que alcançaria muitas vidas, depois disso, já conhecido pelo grande público gospel, veio o convite para gravar o primeiro cd solo, intitulado Transformação, em 1996 com destaque para a música “Depois do casamento” que até hoje é a mais pedida nos shows.

Em 1998 veio o cd Efésios 6.12 com a polêmica música “O Inimigo” que vendeu mais de 100 mil cópias e colocou o rap gospel de vez no cenário nacional.

Em 2001, depois de voltar dos Estados Unidos onde morou por um ano, veio o disco O Peso da palavra com a música mais dançante de sua carreira que é “Louvado seja”.

Em 2003 veio o álbum Fanático que marcou várias músicas como “Cidade nua”, “Na quebrada” e a própria “Fanático”, dando início a um novo projeto que se realizaria um ano depois, o cd e dvd Acústico. Esse trabalho foi muito elogiado pela crítica e premiado com o troféu Huttuz de melhor cd de rap gospel do ano de 2004.

Depois da saída da Gospel records (gravadora que o lançou), Dj Alpiste gravou em 2006 "Coisas que você precisa ouvir" e fez uma tour pela Europa passando por Portugal e Itália.

Em 2007 veio o Mixtape Pra sempre que recebeu o segundo troféu talento como melhor cd de Rap. Em 2008 lançou Arrebatador com participações muito especiais pra deixar o cd ainda mais notável.

Confira abaixo uma entrevista exclusiva ao site supergospel:

Alpiste, como você vê o cenário atual de louvor e adoração no Brasil, em termos de espiritualidade, letras de músicas e arranjos musicais?

A musica gospel evoluiu bastante, mas ainda esbarramos na segregação musical imposta pelo segmento como um todo que é feito contra a Black music, exemplos disso são a pouca execução em rádios e premiações segmentadas que fazem questão de manter esse estilo a margem.
Até me faz lembrar da cota para alunos negros oferecida pelo nosso atual governo. Isso é uma maneira de segregação e preconceito musical.
Quanto as letras também me chama a atenção de que no Rap Gospel alguns grupos tem se destacado pelo fato de não citarem o evangelho, nem sequer o nome de Jesus em suas letras, causando assim um fenômeno ao contrário, já que esses mesmos grupos podem ser mais comparados a grupos seculares no que diz respeito a letras. Realmente isso é uma decepção.

Você ouve louvor congregacional? Existe algum ministério que gostaria de citar?

O louvor congregacional faz parte da vida de qualquer cristão que vai regularmente a sua igreja já que é lá onde ouvimos mais esse tipo de musica.
O que me chama a atenção realmente é que quem devia estar fazendo shows evangelísticos está mendigando apresentações em igrejas e quem deveria estar cantando louvores nas igrejas estão fazendo MEGA-SHOWS e arrastando multidões a preços absurdamente altos, é outro exemplo de fenômeno ao contrario na minha opinião.

Dentro do seu estilo, o que você tem ouvido ultimamente?

Eu ouço musica Black porque esse é o estilo que mais gosto, e no geral ainda sou um amante da boa musica. Tenho minhas referências em grupos de Rap Gospel americano e também em grupos nacionais, e ao contrario dos últimos anos, tem surgido nos Estados Unidos muitos novos artistas no Rap Gospel e lá isso tem crescido bastante, a diferença é que lá eles não tem vergonha de falar de Jesus no Rap.

Ainda dentro do seu estilo, quais são as novidades lá fora? Existe alguém que você gostaria de citar?

Pra mim Gospel Gangstaz, apesar da sumida ainda é o melhor grupo de Rap Gospel de todos os tempos, mas tem uma galera nova como Tedashii, Trip Lee, R-Swift, Tha Truth, e o lendário Croos Movement que vem fazendo a diferença.

Recentemente, no gospel night aqui no Rio de Janeiro, você comentou que seu próximo disco seria o último, apesar de também dizer que não irá para com os shows ao vivo. Poderia nos dar maiores detalhes sobre essa decisão?

Realmente gravar cd hoje no Brasil se tornou uma missão quase impossível devido a pirataria e ao incentivo por parte dos evangélicos a baixar musica na internet, o que eu acho um absurdo sem tamanho já que isso é um crime previsto em lei.
O pior de tudo é ver que nosso povo está entrando nessa como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem que haja um posicionamento mais firme por parte de nossas lideranças que dizem saber que isso é pecado, mas nada fazem para ensinar e cobrar o povo em relação a isso.
Então vi que a melhor coisa a fazer seria buscar alternativas para que minha música não fosse mais violentada pelo download gospel, uma delas é não fornecer mais material para esses piratas de plantão, agora vamos pensar numa forma de fazer música sem ser roubado.

E sua carreira como produtor?

Comecei produzindo meus próprios trabalhos e num determinado momento resolvi investir em novos talentos, isso me abriu as portas para que os manos do rap ouvissem outro tipo de som feito por mim sem ser no meu cd, ai começou a procura e os convites para produzir outros artistas de Rap.
Atualmente finalizei a produção musical do cd de uma mina de Goiânia chamada P.A que pra mim vai ser uma grande revelação e também estou na produção de outro parceiro o JRG que inclusive é da minha igreja, além de ter recebido o convite para produzir algumas musicas para o próximo cd do Gospel Gangstaz depois que meu amigo Solo ouviu o som que enviei pra eles fazerem uma participação.

Mudando um pouco de assunto. Você acha certo o cristão ouvir música secular? Você acha que um músico cristão pode se influenciar em músicas seculares, ou bandas seculares para fazer uma música?

Esse é um assunto que ainda gera polêmica porque alguns pastores acham que tudo é do diabo. O que eu aprendi é que Deus é o criador de todas as coisas, se isso é mesmo verdade então a musica secular não esta nas mãos do inimigo como pensamos.
Toda forma de arte é dom de Deus, ouvir música secular pra mim pode ser uma coisa normal dependendo do tipo de música em questão, existem coisas maravilhosas na música, cabe a cada um ter o discernimento para não se contaminar com aquilo que é do mal e pode prejudicar sua fé.
A cada dia mais vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Orkut, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

Acho válido quando autorizado pelo artista. As pessoas tem que entender que colocar uma música para download ou mesmo divulgar onde está disponível, isso sem a devida autorização do autor, é crime e pecado, está contra a lei de Deus, é um roubo e uma atitude totalmente anti-cristã.
Essa desculpa de pregar a palavra usando algo que não nos pertence esta completamente fora da visão do reino de Deus, o evangelho não é CUSTE O QUE CUSTAR E DOA A QUEM DOER, precisamos ser íntegros para ter credibilidade.
Quanto a usar isso como meio de divulgação abrindo mão de seus direitos, não vejo problema algum.

Se você tivesse que escolher dois conselhos para dar aos ministros de louvor – uma na área musical e outra na área espiritual – que conselhos você daria?

Não existe talento sem chamado e vice-versa. Se você quer servir a Deus com seu talento musical invista no seu chamado, seja um levita na casa do Senhor e receba seu chamado como a coisa mais importante de sua vida, essa é a chave do sucesso.

Para encerrar, quais são os seus projetos? Que novidades podemos esperar do Dj Alpiste para o ano de 2010?

Vem ai um novo cd em 2010 com muitas novidades e continuo na produção de outros artistas de Rap Gospel, podem me procurar no meu site www.djalpiste.net, ou pelo email djalpiste@yahoo.com
Estou produzindo muita gente, mas cabe você também.

Shalom Adonai.

A entrevista foi realizada pelos colaboradores do SuperGospel: Roberto Azevedo (www.twitter.com/azevedo70) e Jonatha Cardoso (www.twitter.com/jonathacardoso).
-------------