domingo, 24 de janeiro de 2010

A igreja primitiva foi eficaz

Os apóstolos de igreja primitiva obedeceram ao mandamento de Cristo: “Pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). (Veja também Colossenses 1:23) Realmente nem todo o mundo se converteu, mas de acordo com o testemunho de alguns de seus inimigos, os discípulos foram culpados de perturbar o mundo inteiro. Em pouco tempo eles já haviam se convertido na luz do mundo; não a luz que se põe debaixo de uma cama, mas naquela que se põe num castiçal. Eles eram como uma cidade assentada sobre um monte que não pode ficar escondida.

Os discípulos se converteram na força que os reis e os representantes da lei, tinham que ter em conta. Milhares e milhares de pessoas foram acrescentadas à igreja. Isto constituiu muito mais do que acrescentar nomes a lista de membros. A vida das pessoas eram transformadas dramaticamente. Os demônios eram lançados fora. A chama ardia a medida que os novos cristãos depuravam seus lares, bem como também, seus corações. Por acaso, foi eficaz a igreja apostólica? Certamente que sim!
O que não os fez eficazes?

A igreja apostólica foi eficaz, mas não porque eles tinham muito dinheiro para financiar programas missionários (Veja Atos 3:6).

A igreja apostólica foi eficaz, mas não por causa dos seminários para pastores treinados e para os que ministravam (Veja Atos 4:13). O fariseu que se converteu em um apóstolo e que foi criado aos pés de Gamaliel, deu o seguinte testemunho que aparece em Filipenses 3:7. “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.”

A igreja apostólica foi eficaz, mas não porque não tenha enfrentado oposição (Veja Atos 8:1; 9:1; 12:1-3).

A igreja apostólica foi eficaz, mas não por causa de suas instituições, programas missionários, escolas bíblicas, concentrações juvenis ou casas publicadoras. Isto não quer dizer que todas as instituições religiosas são más. No entanto, se este tipo de instituição religiosa tivesse sido a razão pela qual a igreja primitiva foi eficaz, neste caso, a Bíblia teria falado sobre elas.

A igreja apostólica foi eficaz, não porque integrou o cristianismo com o judaísmo ou com outra religião nos lugares onde se estendia (Veja Atos 15; 19: 23-29). Mais adiante a falsamente chamada igreja se transformou numa especialista em misturar o cristianismo com a cultura local e com as práticas de adoração da época, para que fosse do agrado de todos. Mas não foi desta forma com a igreja apostólica. Os discípulos causaram desgosto a todo o mundo e mudaram muitas coisas, menos aos que em verdade buscavam a Deus.

A igreja apostólica foi eficaz porque:

Porque ela estava cheia do Espírito Santo e havia unidade (veja Atos 2:1- 4; 4: 31). As expressões, “concordemente”, “uma mesma coisa” e “uma alma,” são usadas nestas passagens quando o Espírito Santo fez tremer o lugar onde os discípulos estavam congregados. Sem dúvida alguma, uma das razões que o Espírito Santo pode mover-se dessa forma tão majestosa entre os discípulos, foi porque eles estavam unidos.

Porque era ousada (veja Atos 4:13, 31). Esta virtude se encontra diretamente relacionada com ter sido investida pelo Espírito Santo. Paulo nos recorda em 2ª Timóteo 1:7, que “não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. Inclusive o próprio Estêvão, estando frente à uma multidão sanguinária e furiosa, se dirigiu à ela como: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido!” Estêvão falou da forma que era em realidade. Apesar de que a perseguição que ocorreu depois do seu martírio dispersou a igreja apostólica, os discípulos foram à toda parte pregando o evangelho (veja Atos 8:4).

A igreja levou a sério a questão do problema do dinheiro desde o seu início (veja Atos 4:32-37). Jesus disse: “não podeis servir a Deus e as riquezas”. Aparentemente a igreja apostólica também conhecia este problema e o pregava. Estes cristãos primitivos trataram a ameaça que constituía as riquezas em suas vidas, por dar tudo o que eles tinham para a obra de Deus. Ananias e Safira fingiram que deram tudo para a obra de Deus, mas não o fizeram. Os membros da igreja apostólica recusaram chamar de seu, o que eles possuíam.

Evidentemente a igreja em Macedônia, não contava com uma bolsa comum, mas eles se deram primeiramente à Deus, e é por isso que dar foi algo muito fácil para eles. Eles deram de forma generosa, mesmo encontrando-se em uma grande tribulação e uma profunda pobreza.

A igreja fez numerosos esforços para edificar o corpo. Estes esforços eram dirigidos pelo Espírito Santo, acompanhados de oração e de jejum (veja Atos 13:1-4). Isto quer dizer que não só os pregadores pregavam (veja Atos 8:4). Eles testemunhavam e pregavam espontaneamente. Todos eles eram missionários. Além disso, eles aceitaram e esperaram a perseguição. Por último, eles testemunharam que era um privilegio sofrer por causa do Senhor Jesus.

A igreja estava separada do mundo e tinha um testemunho de santidade. Os não crentes temiam unir-se ao grupo de irmãos (veja Atos 5:11-14). A igreja pregava o arrependimento onde quer que fossem sem ter qualquer vergonha ao fazê-lo, desde Simão o mago, até o rei Agripa. Isto quer dizer que eles escutaram e fizeram caso do chamado de Deus de sair e de apartar-se do imundo. É por isso que se converteram em filhos e filhas do Todo-poderoso e retiveram sua eficácia no meio de um mundo hostil.

A igreja apostólica foi muito ativa no seu serviço ao Senhor Jesus Cristo. Ela realizou aquilo que Cristo a encarregou.

E o que dizer de você e da igreja local da qual faz parte?

Fonte: Cristianismo Primitivo
-----