quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal divide evangélicos

Comemoração da festividade é contestada por líderes

Jesus nasceu no dia 25 de dezembro? Não se sabe. O que se sabe que a comemoração da data divide lideranças. Alguns dizem que o registro é ligado ao paganismo enquanto outros defendem a simbologia. Pastores defendem seus pontos de vista.

Márcio Valadão da Igreja Batista da Lagoinha acredita que o Natal não deve ser visto como uma data única do ano para se lembrar de Jesus e que atualmente a comemoração é algo mercantilista. “Natal hoje é roupa nova, muita comida, papai Noel e a pessoa que deveria ser primazia, que é Jesus, nem é lembrado para muitos. A realidade do natal é um momento de carinho, precioso para a família e isso deve ser vivido todos os dias, não só um único dia do ano”. Outra curiosidade citada pelo pastor Márcio é o fato de que muitas coisas que são colocadas na celebração do natal nada a ver com o nascimento de Jesus. “Uma criança entende que natal são luzes, presentes e papai noel, isso faz parte do costume, então fica difícil de mudar, mas isso não é algo pecaminoso, melhor do que comemorar a festa de iemanjá, por exemplo”.

Augustus Nicodemus, pastor presbiteriano de Santo Amaro, em São Paulo, não tem muito do espírito natalino e não concorda com a idéia. “Sou contra fazer do dia 25 uma espécie de dia santo, para nós (evangélicos) há somente um dia santo, que o dia do Senhor, o domingo. Também sou contra as festas, as brincadeiras e bebedeiras do natal. Além de não concordar de ter nos cultos de natal qualquer símbolo, como árvore, enfeite, papai noel e alguma outra coisa”.

Gilson Medeiros da Igreja Batista do 7º dia defende a mesma tese do mineiro Valadão. Para Medeiros o Natal é o momento de amor. “Devemos comemorar o natal não para adorar qualquer Deus pagão, mas sim para falar de Jesus, ajudar necessitados de cuidado e amor. O erro em comemorar o natal está em usar a data com propósito que alguns não crentes usam que é a ostentação, luxo, comilança e gastança, isso não deve existir no meio do povo de Deus”.

Para o pastor Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Madureira, o natal é uma data para ser comemorada principalmente pelo povo de Deus. Malafaia critica quem inventou que o natal é uma comemoração pagã e sim apóia a celebração do dia 25, independente dos rumos folclóricos e mercadológicos que a comemoração tomou. “Natal é o nascimento de Jesus. Os anjos, o povo, os magos, os astros e todos celebraram, agora aparece meia dúzia de pessoas que não lêem a bíblia e ficam pondo minhoca na cabeça das pessoas. Eu não tenho culpa se inventaram papai Noel, nós temos que celebrar lendo a bíblia, fazendo cantata, e perceber que há uma saída, um ‘escape’ e há um salvador que ama o homem, isso é o natal”.

Fonte: Creio
----