quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Idolatria Geográfica I: Caravanas para Israel

Recentemente assisti em um programa de televisão daqui do nosso estado, uma peregrinação a Israel. Quando as pessoas que estavam naquela peregrinação, chegaram ao rio Jordão, alguns foram batizados e outros rebatizados. O argumento dos pastores para os seus próprios rebatismos foi o seguinte: “nós estamos renovando a nossa aliança com Deus”. Isto por causa da localização geográfica. Como se o rio Jordão tivesse um poder especial, ou se as águas fossem realmente purificadoras. Infelizmente as pessoas estão idolatrando lugares.

Este erro faz com que o homem tire o foco Daquele que realmente precisa ser reverenciado, independentemente da localização geográfica que é Deus. Por mais que sejamos repetitivos, a verdade é que precisamos voltar urgentemente para o estudo da Palavra. Se levarmos a sério esta responsabilidade, entenderemos claramente que não são localizações geográficas que realizam algo na vida do homem, mas sim o poderoso Deus.

É bem verdade que existem alguns filhos do diabo que estão usando a ignorância das pessoas para roubar, mediante promessas falsas usando localizações geográficas denotando uma ação de Deus. Mas existem outras pessoas que não são assim, agem dando grande importância a localizações geográficas, pois ainda não conhecem como deveriam conhecer as Escrituras.

Aqueles que levam a sério o estudo das Escrituras podem e devem ser discipuladores, ensinando a Verdade que emana de Deus. Quando isto acontece o erro passa a ser percebido como erro, assim “o justo é liberto pelo conhecimento” (Pv.11.9b),isto no caso dos crentes. Já no caso os falsos mestres o que ocorre é que eles são desmascarados. Este é o meio de se combater à idolatria geográfica.

Fonte: http://www.pulpitocristao.com/2008/12/idolatria-geogrfica.html