quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Já ouviu falar na Igreja do Trance Divino (ITD)?

A ITD (Igreja do Trance Divino), registrada em cartório, foi fundada em 2005 pelo Pastor Veet Prayas, e seu amigo Missionário Gauthana, em Alto Paraíso – GO, está com pastores na Espanha, Estados Unidos e Holanda, divulgando o “Tranceísmo”. A ITD acredita que o trance é algo proveniente de Deus, assim como todas as outras coisas que estão no mundo. Possuem também, a certeza de que existe vida extraterrestre, e que um dia o ser humano fará viagens para outros planetas.
A igreja não possui um lugar próprio, por isso os encontros que promove acontecem em salões distintos. Os líderes da seita recebem nomes indianos e o Senhor Jesus Cristo é chamado de "Ju Ju". Em apenas um ano a Igreja do Trance Divino (ITD) já conquistou quase mil fiéis ao redor do Brasil.
Sua doutrina prega a música eletrônica - usada em festas raves - como um bem-estar para a vida do fiel. A seita não recolhe dízimos nem ofertas, mas cobra ingressos para as reuniões que promove.
O Trance é uma é uma das principais vertentes da música eletrônica, tendo sido desenvolvido no início da década de 1990. A tradução literal do termo "trance" para português é "transe" (inconsciência). O nome foi recebido devido às batidas repetitivas e pelas melodias progressivas características, que levam o ouvinte a um estado de transe, de libertação espiritual.

Foto da sede da Igreja do Transe Divino em Alto Paraíso

Tudo começou no programa de rádio “Radioativo”, em Alto Paraíso de Goiás, quando o radialista Cacau Gonzaga decidiu falar da sua experiência espiritual com o trance. “ Comecei com uma história que o trance é uma divindade, que todos deveriam se reverenciar quando ouvissem, meio que na zoeira, enquanto virava entre uma música e outra. Um dia ao ver o então Papa João Paulo II acenando na janela, percebi que ele dizia que Jujú iria voltar e que nós deveríamos nos unir à espera dele. Decidi neste momento fundar a Igreja do Trance Divino por entender que Jujú na verdade é Jah.”

A cada programa Cacau exaltava a necessidade da união para a chegada de Jujú, que nada mais é que uma Santidade. Segundo as escrituras da edificação que o radialista (Pastor Veet Prayas, na Igreja) e o amigo (Missionário) Gauthana receberam no ano de 2005, o Trance é realmente Divino. “Fundamos a Igreja logo em seguida, com a benção de Jujú. Na sequência, fui nomeado o 1° Pastor da Igreja pelo Missionário Gauthana.

Matéria no Jornal Nacional



Escolhemos também um Monge, Magnetizer Project e a nossa Bispa DJ Fast Lane para serem os semeadores da Ordem do Trance Divino”, afirma Cacau.
O requisito mínimo para ser um Pastor é ser Dj. Segundo Veet Prayas, o candidato deve amar o Trance a ponto de querer divulgá-lo em todos os lugares por onde for. “Os crentes não batem de porta em porta pra falar da religião deles? O Pastor da ITD deve seguir o mesmo caminho, só que de forma muito melhor.Levar sua Bíblia (Case de Cds) em todos os lugares por onde andar, ou melhor, tocar.”

Para ser Monge, a pessoa deve estar em contemplação (em contato com o trance) 24 horas por dia. Neste caso, é necessário que o candidato tenha um mosteiro (Estúdio) onde consiga a evolução espiritual através da mente (produção de música).“Nosso Monge vive trancado produzindo psy o dia inteiro. Apesar de nós termos contato, diferentemente das outras religiões, respeitamos o espaço dele e só o chamamos para ocasiões muito especiais”, afirma Prayas.

O Monge Ricardo Grecco, mais conhecido como Magnetizer Project, produz música há 25 anos. A base artística é o rock metal da banda Megadeth. Depois de tocar e produzir em muitos países, o músico decidiu investir no som (até então novo) de Goa.“Estava cansado do rock pesado. Quando me mudei para Alto Paraíso, há cinco anos, decidi que faria algo diferente. Depois de conhecer a Trancendence nunca mais fui o mesmo. Ao longo do tempo fui caminhando no trance até chegar na vertente do full on, som que eu produzo hoje”, afirma Magnetizer. Para ele, a criação da ITD é uma manifestação da própria cena psicodélica do cerrado que luta pela viabilização das festas. “Depois da proibição da Trancendence no ano passado a união se tornou vital para a sobrevivência do trance.Com a Igreja, pretendemos fortalecer esse vínculo e também mostrar a sociedade daqui que nosso movimento também é artístico e cultural.”
Monge, Magnetizer Project e a nossa Bispa DJ Fast Lane
Depois de morar cinco anos em Amsterdã, Lane Paranhos, residente de Goiânia, decidiu investir na cena psytrance. Conhecida na cena como DJ Fast Lane, a tranceira foi nomeada a 1ª Bispa da Igreja do Trance Divino. O motivo? A evolução espiritual que passou nos últimos dois anos.“Freqüento a cena desde 2000 quando morei na Europa. Já experimentei todos os lados. De Dj anônima que luta pelo reconhecimento das pessoas, como a “frita” que pula durante dias seguidos nos festivais. Durante anos vi muitos jovens se drogando, fazendo de tudo para conseguir tocar em uma festa, chegando até a se humilhar para alguns organizadores. Já toquei em grandes festivais, já fui aplaudida, como também já fui passada pra trás. Na cena psy ou você é um bom político ou você é um bom artista”, afirma Lane.

Depois de todas essas experiências, a Dj diz estar hoje em um outro momento da vida. Não usa drogas (inclusive cigarro), não bebe e escolhe a dedo as festas em que quer tocar. “ Não busco mais a aceitação das pessoas, o glamour que muitos insistem em ter. Minha vida hoje é viver o simples”, diz a Bispa.A popularização do trance, juntamente com a difusão das drogas em toda a cena eletrônica, são vistas por Lane com tristeza. Para a Dj, não há nada mais bonito do que ouvir uma música em meio a natureza que celebra a paz e a união das pessoas: “Na Europa via três gerações de famílias indo para festivais. O próprio consumo de drogas é visto e feito de uma outra maneira. Aqui tudo é misturado. As pessoas vivem uma ilusão, um mundo irreal.”O convite para participar da Igreja foi recebido com muita alegria pela artista. “ É sempre bom ser exemplo para as pessoas que buscam uma evolução espiritual. A galera que me conheceu em outras épocas fica bem surpresa com a minha nova maneira de viver. Com a Igreja, pretendo semear isso em toda cena”, conclui Lane.
Em fase de expansão a Igreja do Trance Divino já tem até filial em Campinas, interior de São Paulo. O Pastor nomeado foi Gustavo Lima Caio, conhecido como Dj Guga, natural de Brasília. Para comemorar, foi realizada uma festa, intitulada de Psy Trip ITD, no dia 24 de fevereiro deste ano.“ A festa foi em clima de private, só com a galera envolvida no movimento de paz da Igreja. O legal é que o pessoal do Alto Paraíso compareceu em peso, dando um ar de seriedade mesmo a religião Trance (rs)”, diz Guga. Segundo Veet Prayas, a Igreja está aberta a novos peregrinos. “Queremos unir todos os amantes do Trance que acreditam que o paraíso é uma rave eterna”, conclui o Pastor.
Curiosidades:

A verdadeira história de JUJÚ, por DJ Veet Prayas, fundador da ITD

"JUJÚ é o primeiro ser humano a nascer numa espaçonave no espaço sideral. Filho de Djaina DJ, que foi fecundada pela MUF(máquina universal da fecundação), JUJÚ, filho de Djaina DJ, acabara de nascer na data estelar de 91736428. Na data de seu nascimento JUJÚ e Djaina DJ, receberam a esperada visita dos três robôs mágicos, que traziam três presentes para o menino JUJÚ: O 1º robô trazia como presente um head fone de última geração, o 2º robô trazia como presente dois aparelhos de CDJ com amplificador de última geração e o último e 3º robô trazia como presente um case com CDs de TRANCE compilados dos melhores DJs do universo e duas potentes caixas de som. Então quando os três robôs mágicos chegaram, JUJÚ, Djaina DJ, os três robos e todos os tripulantes da espaçonave, ao som do TRANCE DIVINO, começaram a dançar ao som psicodélico de Djaina DJ, em comemoração ao nascimento do primeiro ser humano a nascer no espaço. Quando então milagrosamente ao olharem pelas janelas da espaçonave puderam observar que um cometa de luz negra havia parado ao lado da espaçonave deixando o compartimento de dança da espaçonave todo fluorescente. E todos descobriram que JUJÚ é JAH e que JAH é JUJÚ, filho da virgem Djaina DJ ”
Batismo

Ao ingressar na Igreja do Trance Divino você descobrirá que Jujú é Jáh e que Jáh é Jujú. Na ITD você tem muitas vantagens sobre as outras igrejas, pois nós temos um convênio especial com as Funerárias Rodas da Sorte. Na compra do funeral da família, você ganha inteiramente grátis, fotos exclusivas do funeral, certidão de óbito plastificada e uma deliciosa janta póstuma na churrascaria Vaca Morta. Se o número da etiqueta do seu dedão for o sorteado, você ganha inteiramente grátis o próximo funeral da família, na Igreja do Trance Divino. Se você quiser fazer uma grande doação para a ITD mas não tem o dinheiro, não se preocupe. Nós parcelamos sua doação em 36.000 prestações para você pagar até o fim da vida. Na Igreja do Trance Divino nós fazemos cultos econômicos e festas para que você se divirta ao som dos melhores pastores.”

Exorcismo

No início do mês de Fevereiro deste ano de 2006, foi realizado o primeiro exorcismo da ITD. Por mim, Pastor do Trance Veet Prayas e pelo Missionário Gauthana, na minha residência. O exorcisado se chama Diogo e estava sendo possuído por uma legião de demônios. Utilizamos os métodos tradicionais de exorcismo, mais as novas técnicas onde o TRANCE DIVINO foi utilizado com sucesso na batalha contra os demônios. O próprio exorcisado depois das sessões agradeceu-nos por termos salvado sua vida. Assim a profecia se comprova o TRANCE é DIVINO, e com a ajuda da música eletrônica mais esta batalha do bem contra o mal foi encerrada e com a vitória do bem, do Trance Divino, da paz e do amor. DJ Veet Prayas.

Padroeira da ITD: Santa Rita de Sampa (Rita Lee)
ORAÇÃO:
Defensora dos frascos e comprimidos
De nós malucos sois a beleza
Protetora dos animais abatidos
Prato cheio de sobremesa
Deolinda dos sem-rainha
Deusa pagã do Butantã
Heavy petal de Santa Izildinha
Joana Dark do Lexotan
Bendita Rita da lua cheia
Rogai por mim nesse começo de fim
O espinho nosso de cada testa
Milagrosa seja vossa festa
Sois o lazer de quem trampa
Bendita Santa Rita de Sampa
Desvairada da Paulicia
Virgem e martir de toda a gentalha
Mãe menininha da Pompéia
Fogo de Camille Paspaglia
Marginal de Vila Mariana
Tia tiete do Tietê
Sofredora corinthiana
Padroeira da ITD.
Bendita Rita da lua cheia
Rogai por mim nesse começo de fim
O espinho nosso de cada testa
Milagrosa seja vossa festa
Sois o lazer de quem trampa
Bendita Santa Rita de Sampa
Santa Rita de Sampa!!!!
Santa Rita de Sampa!!!!
Rita, Rita, Rita, Rita... (Rita Lee)
"Sou pelo amor. Tenho ensinado por toda minha vida em favor do amor. A razão é estranha. Mas sou um homem excêntrico. Tenho ensinado a vocês a ir pelo amor porque sei que a menos que vocês venham para este ponto crucial, onde o outro é o inferno, vocês nunca serão religiosos. Não sou pelo amor. Todo meu esforço é pela religião." Osho

"Meu caminho tem sido descrito como do coração, mas isso não é verdade. O coração lhe dará todo tipo de imaginação, alucinações, ilusões, doces sonhos - mas ele não pode lhe dar a verdade. A verdade está atrás de ambos. É a sua consciência, a qual não é nem cabeça nem coração." Osho
O pastor Veet Prayas, disse que a maioria deles é DJ. "E se for DJ tem que tocar bem, tem que estar com o som atualizado. A igreja preza a competência musical dos pastores", afirmou. Já o missionário Gauthana explicou que existe uma hierarquia na Igreja do Trance Divino. "Tem o missionário, o profeta, a bispa, o monge. E tem os santos. A única santa viva é a Rita Lee", contou.
Os fiéis não gostam de falar sobre os rituais e as reuniões secretas que realizam. Em alguns dos misteriosos encontros, os adeptos discutem assuntos como OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) e meio ambiente. Segundo a pastora Shakti, a religião é séria e prega a igualdade, a irmandade e deseja um mundo melhor.
Para a ministra de fé Anirit Kuyana, a igreja é uma revolução, pois trance revoluciona as pessoas. Além disso, faz com que as pessoas vivam felizes, graças às festividades e diversão promovidas. "Nossa religião é basicamente musical. Então não existe muita coisa escrita. Existe coisa tocada. Ela te leva em um ritmo enorme e te solta lá em cima sozinho. E aí a mente esvazia, você fica no nirvana, sem o pensamento", explica a ministra de fé.
Entrevista no programa do Jô. As três figuras bizarras são Veet Prayas, Gauthana e Kuyana, os fundadores da 'Igreja do Trance Divino'.

A matéria começou com uns caras botando um som no meio do auditório. Não dava para entender bem o que se passava lá. As figuras eram estranhas, talvez "bizarras" seja uma definição melhor: Dois caras com camisetas de ET que nem o Mulder do ArquivoX usaria e uma gordinha usando uma bata, ou uma frente única, sei lá, em estilo mais para seguidora do OSHO (e ela era...) do que Psytrance Roots... Enfim... Começa a entrevista.

Nas poucas chances que eles tiveram para dizer algo esclarecedor sobre a cena trance, pisaram na bola. Exemplo: O Jô menciona o problema das drogas e os pastores rispidamente dizem que isso é problema da Polícia Federal prender os traficantes. É claro que existem traficantes aonde existe o consumo e aí é que devem ser feitas as medidas conscientizadoras: nas pessoas que vão às raves só para se entopir de "bala".

O Jô chamou o som do trance de bate-estaca e os caras se perderam na explicação que o som trance é o som de Deus e tal... O Jô os destruiu quando disse que vai ter mais reverência com as britadeiras.