domingo, 30 de agosto de 2009

Herbalife: "Perca seus amigos agora mesmo, pergunte-me como"

Quem já não foi assediado por um distribuidor da Herbalife? Ou quem já não os viu com aquele boton enorme com o slogan: “Perca peso agora! Pergunte-me como".

A Herbalife é uma empresa multinacional norte-americana, fundada em 1980 por Mark Hughes, baseada na exploração do próximo e vem se espalhado por todo o mundo através de sua rede de promessas de milagres impossíveis, testemunhos duvidosos e solidariedade suspeita. Para a multinacional o negócio é excelente pois não mantém nenhum vínculo empregatício com o distribuidor independente.

Escada do Sucesso na Herbalife??


Relato de um ex distribuidor da Herbalife:

“Fiquei tão enfeitiçado com a Herbalife que passei a assediar as pessoas de meu círculo de relacionamento com esse assunto o tempo todo. Eu respirava Herbalife. Somos treinados a fazer listas de pessoas que convivemos em todas as etapas da nossa vida...pro sistema, são só números...então somos treinados a chamar todos a ir ver a "oportunidade do século"...ainda não acredito que eu fiz isso! Pessoas que eu não conversava há anos, e eu ligava pra falar (decorado), que eu estava muito bem de vida em um negócio e lembrei dele pois o achava uma pessoa empreendedora e de visão, e gostaria que ele fosse em uma apresentação do negócio...ao invés de realmente me importar como elas estavam, e o que aconteceu nesses anos de perda de contato! Eu tinha certeza de que o mundo todo estava errado e que meus parentes e amigos eram 'cegos' por não enxergarem as maravilhas dos produtos e as vantagens da oportunidade de negócios da Herbalife. Afinal eu estava convencido de que estava lutando por um mundo melhor, que estava trabalhando para a melhor empresa do mundo, que tinha os melhores produtos e a melhor oportunidade de sucesso. Toda a credibilidade que desenvolvi durante anos de carreira e convívio social começou a ser destruída, passei a ser evitado pelos amigos e parentes. Já era conhecido como 'aquele chato da Herbalife' ou o 'Herbabaca'. Quando perdi meu emprego, ainda fui arrogante o suficiente para dizer a todos que 'melhor assim, pois agora poderei me dedicar 100% a Herbalife'. Imaginei que agora sim, trabalhando em tempo integral, meu sucesso seria astronômico. Só que eu já estava trabalhando a tempo integral e não sabia, pois falava de Herbalife no trabalho, nos passeios, com a família.. Ao perder o emprego não ganhei nenhum tempo adicional para a Herbalife e não tive nenhum incremento no ritmo de meus trabalhos. Meus gastos mensais com Herbalife eram enormes, e por mais que eu ganhasse algum dinheiro com a Herbalife, tudo ia para continuar girando o negócio. No começo, uma maravilha, mas aos poucos a pessoa vai descobrindo as verdades que são escondidas. Minha esposa que até então suportou e até ajudou em muitas de minhas loucuras, agora já não estava tão contente. Tive que colocar as crianças em uma escola muito inferior. Tudo isso somado ao pouco tempo que eu dedicava à família por estar sempre ocupado com a Herbalife, que acabou por afetar até meu casamento. Deve tá cheio de presidente querendo me matar já neste momento...e medo? Não !!! Eles me tiraram muito, e o fazem com muitos...não vou descansar jamais de lutar contra a forma em que a Herbalife é feita!”.

Estratégias

Visitas: é a forma mais eficaz de recrutar pessoas. Uma pessoa indica alguém para o distribuidor fazer uma hidratação ou uma degustação dos produtos, tudo com muito treinamento, inclusive para questionamentos e "nãos" nessa visita. Para convencer os participantes é mostrado um vídeo de pessoas ganhando dinheiro, dizendo que é muito fácil, com suas Mercedez e Iates. Comprando ou não, a pessoa é chamada para ir nos eventos, e aí entra a matemática do negócio de novo: 1 em cada 5 visitados vai nos eventos, e lembrando que nos eventos, 1 em cada 4 vira supervisor, portanto, a pessoa fazendo 40 visitas por mês ( que é a quantidade proposta pelo plano pra virar presidente), 8 irão nos eventos, e assim 2 virarão supervisores!

Contatos: o distribuidor começa a listar o maior número de pessoas que conviveu durante todas as etapas de sua vida para visitar e manter contato. Em razão disso é comum você receber uma ligação daquele amigo que não vê faz tempo e de repente aparece perguntando o seu endereço para fazer uma visitinha. Esses insistirão muito mais quando ouvirem suas queixas por estar desempregado ou endividado.
Aparência: usam aqueles botons e seus carros são plotados com o slogan da Herbalife: “Perca peso agora! Pergunte-me como". Os distribuidores são treinados a aparecer e transparecer felicidade e sucesso, caso contrário não recrutará ninguém. A aparência é a alma do negócio por isso há pessoas ganhando pouco e comprando um carrão para convencer que estão mudando de vida.Clientes: em geral são as presas mais fáceis e as que provavelmente terão um relativo sucesso na Herbalife, pois já gostam dos produtos, vêm tendo resultados, e atraindo atenção, o que faz pessoas perguntarem o que ela está tomando e as faz querer vender pra lucrar com isso também.
Seria esse seminário tremendo???
Seminários de um dia e Extravaganzas (STSs): dizem respeito aos seguintes matizes: PNL (Programação Neurolingüística), hipnose (uma de suas formas de difusão diz respeito às mensagens subliminares). Quanto mais forte o estímulo de impacto, mais estabelecida fica uma crença e um valor. Um valor é um estado mental que acreditamos ser importante para nós. Pois estas mensagens vão diretamente, sem censura, para a parte mais antiga do cérebro na qual está alojado o centro emocional e instintivo: o sistema límbico. Como exemplos temos: “nossa, esse trabalho fará com que eu tenha um ESTILO DE VIDA invejável”, “antes de ver o evento e ler o livro ‘Pense e enriqueça’, como eu pensava como pobre....”, “ser pobre é melhor do que ser rico, “cuide da sua vida que eu cuido da minha”, ”cada um por si e Deus pra todos”, “cada um com seus problemas” - ou seja, suposições baseadas em crenças e novos valores reforçados ou instalados na mente. Sim, pois para o FOCO ser mantido, crenças não podem ser eliminadas, mas sim substituídas. O vazio deixado pela crença velha é substituído por uma nova crença, por novos valores.

Ilustrando isso, a frase “Você terá sucesso nesse negócio se for ensinável”, com o apoio das técnicas de persuasão, sugestão e manipulação mental, induzem o indivíduo a crer e aceitar quase tudo que ouve sem questionar. E quando uma crença cria raízes profundas na mente, cria-se uma dependência total com mais traços de temor do que de amor, na qual a evidência do engano não é suficiente para extraí-la, e mesmo quando isso é possível, é perigoso tirá-la sem deixar outra no lugar.
Para influenciar uma pessoa, é necessário reprogramar a forma de união dos neurônios, ou seja, modificar a intensidade das ondas cerebrais. Isso pode ser conseguido através de técnicas naturais, como certos tons de voz, toques e gestos corporais, ou por jogos de luzes e sons. Ao se mudar a intensidade consegue-se diferentes estados de consciência, que concentram o foco da atenção. Por exemplo a música “Simply the Best”, da Tina Turner, que é tocada nos STSs e demais eventos, geralmente após um palestrante intervir, ou então para chamar a platéia pra adentrar na sala após um intervalo (neste intervalinho, passam mais pela mente e corpo da pessoa sentimentos e sensações do que uma a preponderância da análise racional).

O que essa música tem que provoca uma sensação tão agradável nas pessoas que a escutam? Alguns padrões hipnóticos por ela carregados! Reparem: o arranjo é progressivo, até chegarmos no refrão, momento de êxtase da música que traduz-se no relaxamento posterior por parte de quem a está ouvindo (eita endorfinas geradas por um estímulo externo, heim?). Contudo, o desvio intencional da atenção se dá pelo pano de fundo monótono, com a repetição, em intervalos de tempos iguais, do ritmo da música. Pra comprovar isso, basta marcar esse ritmo com palmas.

Por conta disso, características como a atenção, a memória, a visualização e a vontade irão estar acessíveis num nível de atividade e não em outro. Quando o nível de atividade do cérebro cresce, a adrenalina é liberada em maiores quantidades (ondas GAMA). Quando decresce, existe uma troca na dominância entre norepinefrina e acetilcolina. Quando a norepinefrina cai e a acetilcolina sobe, as imagens visuais se tornam mais vívidas e cai a capacidade de prestar atenção e exercer a vontade.

As pessoas geralmente estarão sentadas na cadeira, com as mãos nas pernas apontadas para o palco, com as mãos cruzadas sobre o colo ou com uma das mãos na cadeira ao lado, além dos pés e joelhos voltados para o palco. Na esmagadora parte desses casos, podem notar que o telespectador estará de peito aberto em direção ao palco. Nesses casos, a sugestão conseguida através do desvio intencional da atenção está penetrando de forma intensa na sua mente, no seu subconsciente.Pode-se encontrar também pessoas que estejam de peito aberto, mas com os pés virados para os lados, ou então pessoas que estarão de braços cruzados. Nesses casos, muito possivelmente significará que aquilo que elas estão vendo, ouvindo e sentindo está deixando-as desconfortáveis. Em outras palavras, está havendo um choque de crenças, suposições, modelos de mundo e valores nesse momento. No caso do cara de braços cruzados, então, aí descaradamente é indicativo de que aquilo não está o agradando de maneira alguma, e o conflito da nova crença com sua maneira particular de ver o mundo se mostra intensa.

Outro indicativo de que o transe hipnótico está surtindo efeito é aquele em que os ombros estão inclinados para o palco, assim como a respiração e a expressão facial (provavelmente estará havendo alteração no ritmo dos batimentos cardíacos). Quando se está sob o efeito de um estado alterado de consciência, como o transe hipnótico, as pupilas se dilatam, o olhar fica inexpressivo, as bochechas ficam um pouquinho caídas, a respiração torna-se lenta e baixa e a pessoa tende a ficar um pouquinho boquiaberta. Nesse estado, a pessoa perde por alguns instantes ou por um tempo mais prolongado a noção do que está ocorrendo no mundo externo à sua volta: a atenção volta-se para si mesma e para os efeitos no subconsciente que determinada sugestão provoca. Ou seja, o pêndulo deixa de lado a perspectiva exterior para passar à esfera interior.

Bem, em outras palavras, quando uma atividade é imaginada de forma vívida, o sistema interno do corpo reage como se a atividade realmente estivesse sendo executada, ou vivida. Para se entregar a ela, primeiro é necessário determinar com precisão o que se deseja atingir (condicionamentos bem-estar, ficar rico, “ajudar pessoas” etc). Logo, imagina-se fazendo a tarefa, executando a atividade, entregando-se à atividade com total êxito. Também terá que se imaginar experimentando as recompensas de seu sucesso. Com isso, tem-se a primeira parte de uma equação na qual o resultado é a hipnose: imaginação X motivação = fé em você mesmo!!
Com a expectativa, a “equação” fica mais completa: imaginação X motivação = fé + expectativa. Se nós somamos a isso o DESVIO INTENCIONAL DA ATENÇÃO e à técnica de PNL ASSOCIAR NO TEMPO, ao mesmo tempo estando DISSOCIADO da realidade, a hipnose é muito mais poderosa e atinge mais diretamente a mente subconsciente, que induz e aceita as sugestões, sem questionar. É como se a pessoa tivesse vivendo aquele cenário naquele momento.
Daí podemos inferir que a sugestão, como aceitação de uma idéia sem prévia análise crítica, se torna mais poderosa.

Se você envolve nisso tudo laços de confiança e de amizade, melhor ainda, pois mais poderosa se torna a solicitação (a despeito do que poderá acontecer com a amizade em seguida. Mas isso é só “um mero detalhe”).Em segundo lugar, fazendo parte desse contexto psicológico, temos a escassez: se objetos de valor são e/ou mostram-se menos disponíveis, seu valor aumenta. “Oportunidade de ouro não dá em árvore”, diria um recrutador.Em terceiro lugar, elenco a questão da autoridade, que traz consigo o “brilho” profissionalista, de conhecimento sobre o assunto, de experiência e de CREDIBILIDADE, que aumentarão o poder de solicitar em qualquer situação (ex. ligado aos eventos: enaltecer a participação do convidado VIP como um vencedor e/ou ele próprio se mostrar um vencedor, digno de confiança, que exala sinceridade pelos poros!! Uma declaração possui mais poder quando pronunciada por alguém que tenha autoridade para fazê-lo.

A influência é sinônima de prestígio, crédito, ascendência, PODER, entusiasmo, motivação e animação. Essas duas últimas, por sua vez, induzem a uma disposição mental favorável para a prática da hipnose. E o que o evento faz? Aumenta a eficiência do poder da influência, mexendo com a imaginação do potencial recruta!!É importante deixar registrado que a solicitação e a oferta são características da comunicação ligadas à esfera da sugestão, persuasão, influência e manipulação que estão ao mesmo tempo envolvidas pelas técnicas de PNL e manifestação destas últimas.

Então, a sugestão e a resposta à sugestão serão facilitadas com a utilização dos movimentos corporais, da inflexão da voz e o significado implícito dos termos empregados na frase emitida. Com a ajuda de âncoras auditivas e visuais, além de inúmeras técnicas não comentadas aqui, seu potencial é elevado às alturas!! Quanto mais o potencial recruta se concentra nas imagens, vídeos, sons e palavras do recrutador, mais ele responde de maneira exata e específica às sugestões, principalmente se estas estão de acordo com seus desejos e necessidades, que possuem residência nas suas crenças e valores.
Por tudo isso, a PNL e a hipnose são utilizadas para deixar a mente do potencial recruta aberta, favorável à implantação e/ou “facilitação, empurrãozinho” de crenças, valores, sonhos e desejos (ou seja, sentimentos, sensações), aproximando-o de um mundo novo, que estaria à disposição de TODOS, e que poderia ser prontamente TOCADO!!

Sim, tocado, com toda a força dos desejos, sonhos, do pensamento, do plano de trabalho, da persistência e da consistência!! Para isso, basta ter todas as qualidades do vencedor/campeão!! Se não tiver estas qualidades não há problema: se esforce e adquira-as!! Mas adquira-as dentro dos treinamentos da empresa!

Se o recruta estiver indeciso, Lair Ribeiro nos ensina que, “temos de lavar uma panela enquanto ela está quente. Pergunte a qualquer dona-de-casa que ela saberá isso”. Senão não adianta todo o trabalho de eliciar um estado mental favorável ao “mundo Herbalife”, “mundo OMNI”, “mundo AGEL” etc se na hora H o potencial recruta é acometido por uma espécie de remorso, do tipo “só preciso pensar um pouco mais”. Se não ficar de cima, esfria. Com isso, temos um recruta que é seduzido, persuadido, manipulado a entrar na herbalife ou outra empresa com treinamento que se utiliza das mesmas técnicas baseado no que viu e ouviu em um fim de semana no evento. Seria isso tremendo??
LAVAGEM CEREBRAL

Um site americano anti-herbalife define a 'Herbalife como uma armadilha emocional e financeira'.
Distribuidores da Herbalife são como ovelhas. Os líderes são lobos que, antes de comê-las, as ensinam a trazer mais ovelhas. Dessas novas, eles comem algumas e ensinam as outras a trazerem mais, e assim por diante. Os lobos não precisam sequer sair da toca. As próprias ovelhas irão trazer mais ovelhas. Se uma dessas ovelhas for bastante eficiente e trouxer centenas de outras ovelhas, poderá um dia transformar-se em lobo, e também passará a comer ovelhas.
É por isso que a liderança raramente se expõe. Suas ovelhas são seus 'testas-de-ferro' , descartáveis e substituíveis. A liderança não precisa vender produtos, nem entregar panfletos, nem fazer spam na internet, muito menos ouvir insultos ou levar calotes dos clientes. Eles tem um batalhão de ovelhas fazendo tudo isso pra eles, e cada um usando seus próprios recursos. São mais que escravos, são empregados que pagam para trabalhar.
Alguns líderes da Herbalife ainda obtém um lucro adicional, vendendo para seus subalternos livros, CDs, camisetas, broches, adesivos e outras quinquilharias. Mas não de forma natural e sim compulsória, afinal 'quem não comprar hoje 20 camisetas não está comprometido com o negócio'. Na Herbalife tudo funciona assim, 'rápido, rápido, rápido', sem tempo pra pensar. Eles lhe dirão que o momento é agora, que só trabalham seriamente com pessoas de decisão rápida e que esse é um dos fatores da 'seleção'. Que piada! Na verdade eles não querem que você tenham tempo pra pensar, analisar e investigar.

Tenho certeza de que muitos distribuidores da Herbalife, novatos ou veteranos, estão me amaldiçoando ao lerem essas palavras. Eles defendem a Herbalife como uma religião, como um time de futebol. Não há mais espaço para a razão, apenas para um emocionalismo inflamado como se fosse uma seita de fanáticos. Não é raro ver pessoas dignas, senhoras e doutores, dançando músicas do Village People nos palcos dos eventos da Herbalife, pois de acordo com a liderança 'Quem não dança o YMCA não vira presidente!' . São completamente manipulados. É o
cúmulo da degradação da dignidade humana.