domingo, 16 de agosto de 2009

G 12 Católico ou "Católicos em Células"

As células são chamadas de Células Paroquiais de Evangelização trabalham na Diocese, a Igreja local e os membros se reúnem semanalmente para rezar, são grupos de 10 a 12 pessoas.
A palavra "célula" foi escolhida para evocar as células de todos os seres vivos, que multiplicam sua vida e crescimento. Assim, as células paroquiais acolhem novos membros e multiplicam, dando vida ao "Corpo" que é a Igreja.
A paróquia em células, está baseada na formação de líderes. A prioridade do líder de célula é identificar auxiliares em potencial e começar o processo de treinamento, ou seja, encontrar, treinar e enviar novos líderes.
Visão: Cada casa, uma célula que cresce e se multiplica;cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.

Missão: Ganhar pessoas para Jesus, consolidá-las na fé;torná-las discípulas e enviá-las a servir.

Escada do Crescimento:

Ganhar – célula
Consolidar – retiro Nova Vida, retiro Vida Vitoriosa
Discipular – retiro de Liderança, retiro de Evangelizadores
Enviar – líder de célula

Para a transição para o sistema de células são oferecidos materiais didáticos para cursos, os quais são ministrados para sacerdotes e líderes leigos, de paróquias e demais movimentos eclesiais. É realizado um encontro chamado Jornada, um curso breve, cuja finalidade é apresentar a visão celular. Esta se destina ao líder geral e todo o seu corpo de líderes.

Feita a transição para o sistema de células, oferecem treinamento dos membros na visão celular e um acompanhamento ao trabalho do líder principal.
Isto começa com o período de evangelismo e discipulado dos membros, o qual é chamado de trilho de treinamento, um plano estratégico de discipulado para comunidades em células, que visa treinar (equipar) os novos para que tornem-se também discípulos, liderando células multiplicadoras.
Trata-se do Trilho de Treinamento, que compreende 4 módulos ou etapas, ministrados em finais de semana ou em forma de seminário semanal.

1ª Etapa: Chegada na célula
2ª Etapa: Retiro de Vida Nova - Apostila: “Vida Nova, um presente de Deus pra você”
3ª Etapa: Retiro de Vida Vitoriosa - Apostila “Mais que vitoriosos”
4ª Etapa: Retiro de Evangelizadores - Apostila: “Sou um missionário”
5ª Etapa: Retiro de Liderança - Apostila: “Nasci para servir”

CATÓLICOS EM CÉLULAS NO MUNDO

EUA
A primeira experiência católica com a visão de células data de 1982. O irlandês - Pe. Michael Eivers -, depois de muito orar e estudar, buscando uma direção de Deus para o seu ministério, tomou conhecimento da estratégia da maior igreja evangélica do mundo, na Coréia do Sul, liderada pelo Pr. Paul Y. Cho, toda articulada em pequenos grupos familiares.

ITÁLIA
Em 1988, inspirado na Paróquia de São Bonifácio, Pe. PiGi Perini, implantou a visão de células na Paróquia Santo Eustorgio, em Milão (ITA), tendo sido estimulado pelo Cardeal Martini (arcebispo na época).

VENEZUELA
O Pe. Vincenzo Mancini Pozzati vem, desde 1991 – influenciado por Pe. PiGi –, desenvolvendo o sistema de células em seu país. Atualmente conta com mais de 2000 células, ligadas à Fundação Bom Samaritano, uma associação de fiéis cuja sede com sede em Caracas.

CATÓLICOS EM CÉLULAS NO BRASIL

Os dois grupos pioneiros do sistema de células no Brasil são a Paróquia Espírito Santo e a Comunidade Fanuel.

PARÓQUIA ESPÍRITO SANTO

A Paróquia Espírito Santo, da Diocese de São José dos Campos, iniciou primeiro esta experiência. Liderada pelo Pe. Luis Fernando Soares, desde 2004 esta comunidade vem provando grande crescimento e multiplicação, por ter assumido como propósito tornar cada casa da paróquia uma célula, extensão da comunidade e cada membro, um discípulo e missionário de Jesus Cristo.
http://www.paroquiaespiritosanto.com.br/
COMUNIDADE FANUEL

A Comunidade Fanuel, da Diocese de Santo André, é uma associação privada de fiéis liderada pelo casal Sandro Fatobene Peres e Rosemeire S. F. Peres.
Em 2006 fez a transição de uma comunidade com células para uma comunidade em células e desde então vem crescendo na compreensão do que é ser o corpo de Cristo, à semelhança das comunidades descritas no Novo testamento.
http://www.comunidadefanuel.com/

Na paróquia São Benedito, no bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo, o padre Juarez Murialdo Dalan lançou, há um ano e meio, os chamados "encontros em células". São reuniões semanais de 12 fiéis - como os apóstolos que se encontram nas residências para orar e conversar sobre suas ações. A experiência frutificou - hoje os grupos já são 13. "A idéia da célula é a multiplicação", explica o padre Juarez. Para ele, uma das maiores vantagens da igreja nos lares é o ambiente.