segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Como identificar uma seita pseudo-cristã


Como identificar uma seita pseudo-cristã, se seus ensinos muitas vezes parecem ser baseados na Bíblia?

Por que para muitos é tão difícil diferenciar seita de igreja cristã?

Sabemos que seita é grupo de pessoas que praticam desvios doutrinários, os quais são chamados de heresias. Tais desvios doutrinários não são mero equívocos de interpretação, mas uma afronta às doutrinas centrais do Cristianismo.

Entre elas, veremos que as seitas usam livros além da Bíblia.

Negam que Jesus seja Deus e o rebaixam de posição.

Defendem a salvação pelas obras, a fim de submeterem seus membros a trabalho árduo na divulgação de suas heresias.

A maioria das seitas são exclusivistas, ensinando serem os únicos detentores da verdade. Convido você a ler as heresias a seguir e orar a Deus, perguntando a Ele como você pode ajudar pessoas que crêem dessa forma a serem libertas desses enganos.

1. AS SEITAS USAM, ALÉM DA BÍBLIA, ESCRITOS “INSPIRADOS"OU TÃO IMPORTANTES QUANTO A BÍBLIA.

2. AS SEITAS NEGAM A DIVINDADE OU A HUMANIDADE DE JESUS, OU O REBAIXAM DE ALGUMA FORMA (o líder passa a assumir o papel de Deus para seus seguidores)

3. AS SEITAS ENSINAM QUE AS OBRAS TAMBÉM SALVAM, A FIM DE QUE A PESSOA TRABALHE ARDUAMENTE PARA O CRESCIMENTO DE CADA SEITA

4. AS SEITAS SÃO EXCLUSIVISTAS – JESUS É O CAMINHO, ELAS O ATALHO.

Conclusão

Se todos os cristãos estudassem as doutrinas cristãs com afinco seriam capazes de desmascarar as heresias ensinadas por líderes dessas seitas. Mas há um fator agravante: A argumentação errônea que as seitas usam baseada na Bíblia faz com que seus ensinos se pareçam com os nossos, ou seja, que eles são bíblicos. As seitas ensinam verdades, e ainda usam textos bíblicos mal interpretados para criar suas doutrinas. Por que o Diabo faz assim? Uma excelente reposta foi dada pelo pastor Paulo Sérgio Rodrigues Batista, apologista e evangelizador de adeptos de seitas há vinte anos, quando ele perguntou:

"Por que as seitas se parecem com as igrejas cristãs? Já viu alguém falsificar uma nota de cem dólares e colocar a foto do Mickey Mouse?"

Assim, precisamos estudar as doutrinas fundamentais cristãs e sermos bons conhecedores de Cristologia. Se você não souber isso, será como um americano vir pela primeira vez ao Brasil, e sem conhecer nossa moeda, receber uma nota de 1 Real com a estampa do "Seu Madruga". Teria ele a mesma facilidade que nós em reconhecer a fraude? É necessário, então, identificarmos os erros das seitas para prevenir os recém-convertidos, os estagnados na fé ou então os cristãos em crise com as besteiras praticadas dentro de nossas igrejas. É como um infectologista que sabe higienizar sua casa, mas procura ensinar os outros a fazer o mesmo, de duas formas: Primeiro, por conscientizar as pessoas do que significa higienizar e ser limpo (Doutrinas Cristãs). Segundo, por mostrar fotos ampliadas de vírus, germes e bactérias, bem como o modo como eles atacam. (heresias) Está disposto a ser um infectologista da fé, por ensinar as pessoas a verem quão infecciosas para a sua fé são as heresias das seitas mencionadas acima?

Fonte: http://iacs33.blogspot.com/