terça-feira, 7 de julho de 2009

Igrejas Evangélias Brasileiras Históricas


Igreja Batista
Fundada no Brasil em 1871. Uma igreja cuja marca está na excelência do ensino. Sua paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas através das organizações de treinamento e da EBD (Escola Bíblica Dominical). Os templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais. Missões locais, nacionais e mundiais empolgaram o coração do povo batista brasileiro e a obra se expandiu por todo o território pátrio e se espalhou pelo mundo, como se pode ver hoje.

Igreja do Evangelho Quadrangular
Fundada no Brasil em 1951, é uma corporação - Interdenominacional em espírito, evangélica na mensagem, internacional no projeto - composta pela união de fiéis que se congregam para a promoção da causa do evangelismo no mundo e, para a pregação do Evangelho Quadrangular do Reino: Jesus Salvador, Batizador, Médico e Rei que voltará. A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais de cem países. Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países. Para preparar pessoas para esse ministério a igreja conta os Institutos Teológicos Médios, Básicos com mais de 4.500 alunos e 1.200 Professores, cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura.
Igreja Metodista
Iniciou a sua obra em 1867 no Brasil, quando chegam aqui os primeiros missionários norte americanos, oriundos da região sul dos Estados Unidos da América do Norte, se instalam no litoral fluminense, mais precisamente no Rio de Janeiro. A Igreja Metodista é conhecida por sua teologia essencialmente bíblica, por seu compromisso missionário, educacional ou social e se faz presente em 130 países. No Mundo, os metodistas somam 75.000.000 membros.
Assembléia de Deus
Fundada no Brasil em 1911, expandiu-se pelo estado do Pará, alcançaram o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. É uma igreja evangélica pentecostal que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a evangelização do Brasil e do mundo, conformando-se plenamente com as reivindicações da Grande Comissão. Consciente de sua missão, a Assembléia de Deus não prevalece do fato de ter, segundo algumas estatísticas, em torno de oito milhões de membros. Possui a Escola de Missões das Assembléias de Deus do Brasil, uma instituição de ensino religioso, sem fins lucrativos, de propriedade da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.
Igreja Presbiteriana do Brasil
No Brasil existem muitas igrejas, mas poucas tem a solidez de um século e meio de testemunho, evangelização, ação social, seminários, escolas, faculdades, hospitais, etc. E sempre mantendo a ética e a responsabilidade necessárias ao povo de Deus. Uma igreja viva, equilibrada, agradável e acolhedora, onde se presta o "culto racional" a Deus, conforme Ele mesmo quer (Romanos 12:1). Solidez doutrinária e teológica; liturgia bíblica, harmoniosa e inteligente; organização, liderança e forma de governo descentralizada e transparente; estes são alguns dos pontos fortes da IPB, uma igreja que busca conhecer melhor a Deus através de Sua Palavra revelada, obedecendo-a em sua essência.
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Fundada no Brasil em 1824 com sede em Porto Alegre-RS, e sua origem na reforma da igreja iniciada por Martinho Lutero no século 16. Na sua descoberta doutrinária, a partir de seus estudos da Bíblia Sagrada, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé e não por obras meritórias. O luteranismo chegou ao Brasil junto com a imigração alemã e, embora tenha permanecido mais concentrado no Sul e Sudeste do Brasil por mais de um século, hoje há comunidades luteranas espalhadas em todos os estados brasileiros. Atualmente conta com mais de 233.416 membros e possui 1.438 congregações e 662 pontos de missão, encontrados em todos os estados brasileiros. Um dos maiores patrimônios da Igreja é o Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, responsável pela formação dos pastores da instituição. A maior universidade luterana do mundo, a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) pertence à Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), de Canoas, RS, filiada à IELB.