segunda-feira, 13 de julho de 2009

Unção do Riso

Está escrito na Bíblia: "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14). Baseados nesse texto, há evangélicos que praticam "loucuras" que nada têm a ver com a loucura de que Paulo falou. O homem natural, ou a pessoa não-convertida, não entende os assuntos espirituais de Deus. Mas será que isso dá margem para condutas características de loucos literalmente? Não sei o que houve nesse retiro, mas o slogan não é nada evangelístico.
Certa vez, visitei uma igreja batista e observei que quatro rapazes ficaram como que loucos, a se rolarem no chão, chamando a atenção dos presentes, durante todo o louvor
por uns quarenta minutos. Ao perguntar ao pastor o que significava aquilo, ele me respondeu: "Eles vieram do encontro do G12, e por uns tempos ficarão assim. É o modo como o Espírito Santo age na infância da fé deles."
Quanta criatividade! Imagino Paulo rolando no chão quando se converteu a Jesus, e me pergunto: Até quando terei que suportar isso? Veja essas pessoas engatinhando dentro do templo. Onde a Bíblia ensina isso? Se os assuntos espirituais de Deus são loucura para os não-crentes, isso não significa que nos comportarmos como loucos na igreja agrada a Deus. Qual o propósito disso? Edifica em que? Isso é palhaçada! Não se trata do Espírito Santo de Deus, mas de criancinhas na fé. O pior é que muitas delas são líderes, pastores, diáconos, obreiros, etc. Isso dá margem para outras loucuras, tornando a fé de certas pessoas patológica, doentia e incoerente com a Bíblia. Por exemplo, ouve-se na internet que um irmão foi levado ao galinheiro e ali as galinhas falaram em línguas (receberam o batismo do Espírito Santo), e o galo traduzia. Ou isso não aconteceu, ou a pessoa sofre de alguma neurose. Deus jamais batizaria galinhas com o Espírito Santo, muito menos faria com que elas falassem em línguas e um galo traduzisse. Certamente, os "galinheiros da fé" dirão: "Mas Deus não fez uma jumenta falar?" Sim, eu creio nisso, como um ato isolado da soberania de Deus, que usou um animal para falar na língua do ouvinte - Balaão.
Essa "animalização" no comportamento de certos crentes também é observada em supostas unções que fazem cristãos latirem, uivarem, rosnarem, etc. Também, observamos a bênção de Toronto, ou unção do riso. Parece que quando acho que nada mais pode ser inventado, inventam novos modismos. Muitos deles acabam incentivando a idolatria por essas figurinhas da fé cristã. Eles são poderosos mesmo, e conseguem com sua linguagem convincente e indutiva levar multidões a segui-los. Eles têm o poder de fazer pessoas caírem nos templos, com um simples gesto, ou um sopro, ou então um mover de capas. Quanta palhaçada para chamar mais atenção de si mesmos do que para Jesus Cristo. Lembro-me do He Man: "Eu tenho a força!" E para quem já foi testemunha de Jeová e evangeliza esse povo, como responder a eles quando me mostram essas fotos? Tem sido um grande desafio para mim. Mas sem hesitar, digo: São provas de que estamos nos últimos dias.

Fonte: http://iacs33.blogspot.com