segunda-feira, 13 de julho de 2009

Descrição do Desânimo

“A minha vida desabou. Eu me sinto arruinado. Estou tão desanimado.”
Para alguns, a frustração vem e vai, enquanto que para outros, é um estilo de vida. De onde ela vem? Ela surge quando os planos não dão certo. Surge quando os outros não estendem a mão para ajudar-nos no momento em que precisamos deles.
O desânimo foi descrito como um vento mirrado e árido que sopra em um deserto severo e que nos leva a esmorecer. Em outras ocasiões, é como uma neblina fria que anestesia os pensamentos e anuvia a estrada à nossa frente. O desânimo pode tirar-lhe toda a coragem.
Você já se sentiu assim? Faz parte da vida, apesar de querermos que seja de outra forma. Talvez você, como muitos outros, já tenha feito a seguinte afirmação: “Estou tão desanimado”. As pessoas descrevem o desânimo de várias formas:

• Foi como navegar sem vento.
• Eu me senti como se tivesse levado uma rasteira.
• O desânimo sugou minha motivação e energia.
• Foi uma forma de paralisia. Fisicamente, eu podia me mover; mas em outro sentido, era impossível.
• A luz do dia parecia escura, mesmo com o Sol brilhando lá fora.

Então, o que é este mal chamado desânimo? Examinemos o termo em partes:
Temos a palavra coragem, cuja raiz é cor. Esse é o termo em latim para coração, que é o centro dessa condição. Desânimo é, literalmente, desfalecer o coração. Quando o desânimo entra em nossa vida, a esperança existe. Quando o desânimo ganha um ponto de apoio, somos tentados a desistir.
O salmista sentiu-se assim: “Volta-Te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição” (SI 25:16,17).
O que dizer do desânimo causado pela adversidade? A adversidade pode ser a principal causa. O que se pode fazer? Paulo aprendeu a lidar com a adversidade: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos” (II Co 4:8,9).
Paulo também disse: “Por isso não desanimamos, Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (II Co 4:16,17).
É de uma nova força que toda pessoa desanimada precisa. Onde você consegue sua força?
Em Deus. Ele é a verdadeira fonte de energia. Em meio ao desânimo, devemos lembrar-nos das palavras de Deus para Josué: “Seja forte e corajoso!”
Deus continua: “Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1:9). Deus é a fonte de nossa força.
Por fim, chegamos ao lugar onde podemos dizer: “Isto nos faz confiantes. Não importa o que aconteça”. Essa é uma atitude, uma escolha pessoal.
Você sabe o que significa a palavra atitude? Atitude é uma forma de agir, pensar ou sentir que revela a disposição, opinião ou faculdade mental de uma pessoa.
A atitude de confiança funcionou para muitos que enfrentaram e conviveram com a adversidade física. Funcionou para John Milton, que ficou cego. Ele escreveu Paraíso perdido e Paraíso reconquistado. Também funcionou para Beethoven, que, a despeito de sua surdez, deixou-nos a Nona Sinfonia.
Funcionou, também, para John Bunyan, que escreveu O Peregrino enquanto estava na prisão. E você se lembra de Helen Keller, mulher surda e cega? Ela disse: “Nem a escuridão nem o silêncio podem impedir o progresso do espírito humano”.
É possível recuperar a coragem mesmo quando se está desanimado? Sim. As Escrituras contêm muitas passagens que falam da luta contra o desânimo. Veja como estas pessoas lutaram:
Esta é a mensagem de Jó, que praticamente perdeu tudo, menos a vida: “Embora Ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dEle” (Jó 13:15).

Esta é a mensagem de Davi: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me protegem” (SI 23:4).

Esta é a mensagem de Isaias: “Tu, SENHOR, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia” (Is 26:3).

Esta é a mensagem de Paulo: “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está
em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:38,39).

Leia esses versículos todos os dias, se você estiver lutando contra o desânimo; assim como faz com o seu celular, você precisa de um novo carregamento espiritual, abastecimento interno. Faça isso e, com certeza, irá obter uma renovação espiritual – mental e emocional – e, a partir daí, surgirão novas e positivas atitudes em relação a você mesmo(a), em relação às provações e obstáculos e em relação à vida.

- Texto extraído e adaptado de H. Norman Wright, Palavras de Consolo Para Momentos de Dor.