quarta-feira, 24 de junho de 2009

Produção de Líderes em Massa

Alguma vez você recebeu um convite para ingressar numa igreja com a proposta de tornar-se um grande líder?? Ou quem sabe foi motivado a ter o “dom” (arte) da persuasão, da influência? No mundo secular nunca se tornou tão discutido o assunto sobre liderança. Empresas realizam cursos de reciclagens com o quadro de funcionários para que os mesmos possam aprender a dominar técnicas e estratégias de vendas, de produtividade, de crescimento de um determinado ramo, tudo para ampliar os horizontes e expamdir os negócios. Com base nessa estratégia algumas igrejas na ânsia de verem seus templos lotados adquiriram a estratégia de formatar líderes em massa. É o caso de igrejas que adotaram a visão celular, onde para tornar-se líder basta tão somente passar 3 (tres) dias no “encontro” e após ingressar na escola foramatadora das lições celulares. Completado o primeiro módulo de estudo estará apto a liderar um grupo. Enquanto Jesus levou tres anos para capacitar seus discípulos ao trabalho no Reino de Deus, esses empreendedores acreditam que é possível “ganhar uma geração”, “tomar uma cidade” em pouco menos de tres meses.
Para a psicóloga Janaína Moura, uma das causas para tanta frustração no trabalho dentro da igreja é o fato de que, atualmente, tem-se desencadeado uma produção em massa de obreiros e líderes, preparados em tempo acelerado. Alguns pecados advém dessa visão, porque essa é uma visão de mercado. Estão sendo produzidos profissionais de púlpito", afirma, enfatizando que o pastorado precisa ser visto como um chamado de Deus.

LÍDERES DESPREPARADOS


Analisando biblicamente a história de Davi, Timóteo e José constatamos que apesar de terem sido usados como exemplos de jovens chamados ao ministério, ordenar ou empossar homens e mulheres em posições de liderança requer discipulado e orientação. E como já foi postado aqui em outros tópicos, o discipulado cristão tem sido banalizado e negligenciado. O que temos visto não é a falta de empenho ou assiduidade, mas imaturidade e inconstância, características da falta de entedimento do chamado.
O isolamento vivido por muitos líderes é mais um fator que gera decepção. Janaína enfatiza que a maioria deles tem dificuldades para confiar nos outros por causa das práticas de competição do mercado secular, infelizmente disseminadas dentro da igreja.
A psicóloga diz que a visão competitiva de mercado entrou na igreja produzindo profissionais de púlpito e gerando frustrações quando os resultados não aparecem.


REANIMADOS NO SENHOR


Para todos esses desafios e ajustes, o pastor Ivan Mendes aconselha a voltar firmemente o foco para Jesus. "Somente permanecemos motivados à medida que olhamos para quem estamos realmente fazendo tudo o que fazemos. Queremos plantar, regar e colher. Mas nem sempre participaremos de todo o ciclo. Precisamos entender melhor que somos cooperadores, comissionados, estamos juntos, e que a missão é de Cristo, realizada pela ação do Espírito Santo", avalia. Na sua opinião, ao crer no poder da semente e não do semeador, o líder consegue fazer seu papel de maneira mais leve e alegre.
A orientação de Janaína Moura é sempre lembrar de que há também outros fiéis seguindo o chamado de Deus para ministérios variados. "Mas, se de fato, as conseqüências das decepções foram tão intensas, que alterem o bem-estar, o humor e o comportamento do líder, ele poderá ser ajudado por terapeutas", ressalta.
Fonte: http://www.revistaenfoque.com.br